segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Morando sozinha


Li uma frase super instigante da Martha Medeiros.
É essa: "Como última cartada para ser a melhor mulher do planeta, eu resolvi ir morar sozinha."

Achei tão incrível, porque mesmo não escolhendo morar sozinha como cartada pra ser a melhor mulher do planeta..rs... Hoje vejo que me tornei MESMO alguém muito melhor, morando sozinha.

Não me interpretem mal.

Amo minha família.
Meus pais são minha vida... e minhas irmãs sem dúvidas são o motivo da minha felicidade. Não consigo ficar bem se eles não estiverem bem.

Mas, o fato de morar só abriu um horizonte novo.

Hoje sou muito mais tolerante. Passei a suportar melhor o mau humor alheio.

Entendo perfeitamente o que é chegar estressada no trabalho em plena segunda-feira.
Antes, achava isso inadmissível. Mas agora, entende o que é ter casa para faxinar, roupa pra lavar... e ainda fazer malabarismo com o tempo disponível para conseguir se depilar!
É definitivamente um trabalho árduo!

Parece piada. Mas não é!

Morar só inclui milhões e tarefas que eu não fazia quando morava com meus pais.

Apesar de saber cozinhar (e cozinhar muito bem, aliás...rs) eu não fazia!

No máximo um almoço pro namorado quando ele insistia muito. rs

Lavar roupa? O que é isso???
No primeiro mês morando só, manchei tanta roupa com cloro que você não faz idéia!

Foram muitas panelas de arroz queimado... Eu simplesmente esquecia que não podia mais ir pro banho demorado enquanto estava cozinhando algo. Afinal, não tinha mais como gritar: "Mãe, vê o arroz pra mim?"

Passar roupas? Imagine... nunca fiz isso em casa.

Era ótimo.

Chegava em casa na sexta-feira e só abria o guarda-roupas para ver qual roupa iria usar no sábado. Todas as roupas estavam devidamente limpas e passadas, penduradas no cabide no meu super organizado guarda-roupas! Nossa empregada sempre foi muito eficiente...rs

Agora não. Preciso ver na quarta-feira que roupa usarei no final de semana, para ver se está limpa, se já passei a roupa...

Claro, tem mais de um ano que moro só, e virei uma expert no assunto! rs

Tão expert que as novas vizinhas do apartamento do andar debaixo, são alunas da UFSCAR e vivem me pedindo receitas rápidas de bolo de liquidificador... rs

Uma delas, a Mariane, um dia me perguntou:

"Keila, como você consegue trabalhar, estudar, malhar e manter sua casa tão arrumada e limpa?"

Minha resposta foi óbvia: "É só se organizar!"

E aí vão meus conselhos de dona de casa a todas as meninas (e meninos também...rs) que pretendem morar só ou se casar (sim, no casamento é tipo morar só, mas dai você lava a roupa de dois...rs):


1- Mantenha um bloquinho de anotações em lugar de fácil acesso. O meu fica na parte inferior da mesinha de centro, com uma caneta.
Quando algo estiver acabando, (exemplo: é o último detergente que você abriu) você já o anota na 'Lista do Supermercado'.
Com o tempo você vai conseguir comprar tudo na quantidade certa. Hoje minhas compras de supermercado duram dois meses.

2- Lave a louça assim que sujá-la! Parece bobagem mas acredite, se você não quiser lavar a louça após o café da manhã, provavelmente não a lavará à noite quando estiver super cansado, e muito menos no dia seguinte quando tiver muita louça na pia e você estiver atrasado. Daí, sua pia ficará com muita louça suja e isso vira uma bola de neve... acredite!

3- Determine um dia da semana para o "faxinão". O meu dia é o domingo. É quando acordo já ciente de que tenho muito o que fazer. Daí faxino a casa, lavo roupa e passo. Nos outros dias é só manter limpo e tá tudo beleza!

4- Não faça mais comida do que irá comer. Temos inicialmente a mania de querer ser práticos e fazermos um kilo de arroz. Mas tem um detalhe: Ele estraga! Se não quer ver como os fungos se proliferam, faça apenas o que for comer.

5- Lave algumas peças de roupa durante a semana. Toda quarta-feira, eu lavo algumas peças. Pois se você for morar num apartamento como eu, deve saber que não há espaços para colocar as roupas para secar. Então, dividi-las é a melhor opção.

6- Tenha livros de receitas! Não importa se você não é muito fã de cozinhar. Acredite isso irá te salvar! Sempre terá visitas... E um almoço, jantar bem feito é primordial. Eu tenho vários livros. Livro de pães, sobremesas, massas, bolos... Eles são ótimos para quando aparecer aquela visita inesperada (tipo, seus pais! rs) e você não tiver muitas opções em casa. O livro te dá idéias de como usar o que você tem em mãos.

7- Sempre. SEMPRE tenha um inseticida por perto. Acredite, você vai conhecer bichinhos super estranhos que nunca viu antes! Ah! Tudo bem gritar pedindo socorro pra sua mãe que está a kilometros de distância ,ok? Acontece com todo mundo. Eu acho...rs

8- Mantenha uma "fármacinha" em sua casa. Remédios para todo tipo de dor. Todo tipo.
Afinal, é capaz de você ter uma dor de barriga bem de madrugada ou simplesmente acordar com a sinusite atacada. Daí você precisará se medicar para conseguir chegar ao médico. Então, previna-se! Ah! Tenha gase, band-aid e fita crepe. Você não sabe quando irá cair e ralar o joelho!

9- Uma coisa mais chatinha, no entanto indispensável. Compre frutas por semana.
Primeiro porque você irá enjoar de comer maça o mês todo e segundo porque frutas estragam! É... aquela fruteira linda na casa da sua mãe não apodrece nunca porque alguém cuida disso. Sempre foi um mistério pra mim a fruteira sempre bonita. rs Agora sei que alguém precisa controlar as frutas que compra pela quantidade e qualidade.

10- Última e imprescíndivel dica: Mantenha uma poupança! Além de ter os gastos sob controle utilizando um caderninho, você precisa ter um dindin guardado. Todos os meses eu separo uma quantia do meu salário e coloco na poupança. Nunca sabemos quando vamos precisar comprar um remédio super caro ou quando o gás simplesmente vai acabar! Ter dinheirinho extra é fundamental para as emergências. Caso, não aconteça nada, você terá um dindin a mais para aquele feriadão prolongado que vai viajar pra Ilha do Mel com os amigos... rs


Óbvio que não sou nenhuma sumidade no assunto: Como morar só. rs

Mas esse um ano e sete meses me fizeram crescer e amadurecer numa proporção diferenciada das meninas da minha idade que não passaram pela mesma experiência.

Hoje realmente me sinto uma pessoa melhor.

Me orgulho de ser independente. De conseguir me organizar de tal forma, que graças a Deus nunca precisei correr pro meu pai pra pedir auxílio financeiro.

Isso é muito bom. Nos dá uma sensação de liberdade.

E claro, toda liberdade inclui responsabilidades.

Mas é bom ter responsa...rs... Te faz olhar no espelho e ver: Eu cresci.

E o melhor: Me tornei justamente a mulher que sempre sonhei ser!

beijokas!

Um comentário:

Lizy disse...

adoreeeei essas dicas!
vou favoritar essa página!

bjsss