segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Se cuida, tá?


Lembro com todos os detalhes do meu primeiro namoradinho.
Era um bobão do colégio que de tão lindo ficava interessante.
Não conseguia conversar com ele sobre história. Ele também não tinha nenhuma perspectiva de futuro. Eu sempre fui àquela adolescente que tinha a vida programada. Já sabia que faculdade iria cursar e o que queria ser da vida.
Ele se contentava em dizer: “Vou fazer contabilidade porque meu pai tem um escritório contábil.”
Tão sem sal tadinho!
Mas isso me importava aos 16 anos? Claro que não!
Ele jogava basquete. Eu sempre amei basquete.
Ele era São Paulino. Eu sou São Paulina.
Ele tinha os olhos verdes, era alto e tinha um sorriso que deixava as meninas caidinhas!
Pois bem, lá estava eu com um desafio: Conquistar o carinha mais popular do colégio!
Eu sempre adorei desafios. E não é que consegui? Por um tempo.
Ele não tinha idade pra assumir compromisso. Hoje concordo com ele, mas na época aquilo foi uma facada. Eu achava que poderíamos nos casar e ser felizes. Fico tão mal quando percebi que até hoje enxergo o “final feliz” em todos os relacionamentos.
Mas uma coisa aprendi com o namoradinho.
Quando ele terminou porque gostaria de conhecer outras garotas, (sim, ele foi bem sincero!) ele me disse: “Se cuida, tá?”
Eu respondi com aquela cara de orgulhosa: “Pode deixar!”
E me cuidei mesmo.
Não derramei uma lágrima. Não na frente dele. Não na frente de ninguém!
Pensa numa pessoa que sempre soube sair por cima numa situação inusitada.
Pois bem, aprendi que o melhor era me cuidar mesmo.
Cabe só a gente isso.
E isso me lembra aquela música super bonitinha do Vander Lee: “Tô podando meu jardim, tô cuidando bem de mim.”
Hoje, 8 anos depois, aprendi uma máxima, que sinceramente deveria ter aprendido bem antes: O importante é se cuidar sempre.
Deixar pra se cuidar só depois de um fim é recolher os pedaços, é colar o que quebrou.
Quando a gente cuida desde o primeiro olhar, pegamos o coração antes de ele cair no chão e se espatifar!
Por isso, amiga, te peço: Se cuida, tá?

Nenhum comentário: