sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Eleições!

E começou o horário eleitoral obrigatório!

Na minha casa, sempre que começava o horário eleitoral a tv era desligada.
Simples assim.
Cresci com essa imagem de que era algo que não valia a pena perder tempo assistindo.
Quando completei meus 18 aninhos, fiz meu título de eleitor e fui pela primeira vez às urnas votar, conversei com meu pai sobre como eu iria saber em quem deveria votar.
Perguntei a ele em quem votaria, pois eu votaria igual.
Meu pai, como sempre, muito patriota, muito correto. Não revelou em quem votaria pois além de o voto ser secreto, essa deveria ser uma decisão minha onde o país seria prejudicado caso eu escolhesse errado.

Desde aquela conversa fiquei com medo.

Então quer dizer que eu posso determinar se o meu país irá ser prejudicado ou não?

Na época foi dificil aceitar isso, afinal era "só eu", era "apenas um voto" e isso não iria influenciar em nada, eu pensava.

Dai veio a solene resposta do meu pai:

Você sabe tudo que aconteceu quando Fernando Collor foi eleito, não sabe?

Sim, eu sei! - respondi.

Pois bem - continuou ele - meu voto pode não ter impedido que ele subisse ao poder, mas hoje posso dizer EU NÃO VOTEI NELE!

Pra mim esse exemplo bastou!

Pra todos que me conhecem, sabem da minha aversão a petistas e toda a próle pseudo-socialista que vê na política uma forma de ascensão social, mas tem a cara de pau de usar fundamentos do socialismo utópico para conseguir votos, como se realmente fosse possível viver num país socialista.

Mas o que realmente me incomoda é ver pessoas de talento, pessoas que realmente estudam conhecem a história do nosso país, caindo no "conto da carochinha" de que a Dilma foi uma peça chave na redemocratização do nosso país, e simplesmente consideram "infundáveis" as alegações da direita sobre a militancia armada da candidata, bem como os assaltos a banco e envolvimento com comunistas.

Vejo pessoas defendendo a Venezuela e a Bolívia com unhas e dentes, achando um absurdo toda a censura que existe lá, e não vêem o "querido presidente" dando às mãos e fazendo alianças com esses pretensos ditadores.

É fácil olhar pra fora e criticar.

É fácil hoje, dizer que "aprovamos o plano Real".

Fácil acreditar no FHC hoje.

Assim como ninguém tem coragem de assumir que votou no Collor ou que quis mesmo o Dunga na seleção... é díficil ver um petista consciente dos erros do partido e das intenções nada "socialistas" e bater no peito dizendo que MESMO assim quer Dilma presidente.

Claro, que a decisão de cada um continua sendo pessoal.

E nem acho que uma postagem num blog ou um artigo do Jabor (embora o presidente não deixe ele falar!) vá interferir na mentalidade desse povo que justifica seu voto por conta de duzentos reais que ganham no bolsa família.

Esse texto é só minha indignação.

Pessoas sem acesso à cultura de modo geral. Analfabetas, sem estudo, sem conhecimento histórico do nosso país, PODEM VOTAR NA DILMA.

Mas só elas tem esse direito sem lá na frente serem recriminadas.

Pra alguns, a senhora candidata já está com a eleição ganha.

Pra mim, ainda confio que os pensadores desse país irão se mobilizar, e enquanto não tivermos um partido conservador de direita, o PSDB será a solução.

De qualquer forma, um país que elege Clodovil e Enéas... pode muito bem eleger Tiririca e Dilma.

Assim como a oito anos atrás, o Diogo Mainardi escreveu em sua coluna da VEJA um desabafo sobre a vitória de Lula, eu repito as palavras, trocando agora o petista.

"Dilma (se ganhar) pode até ser SEU presidente. Minha ela não é. Meu senso de moralidade é maior que o dela!"


É.... é isso.


Só pra constar. É ÓBVIO que o meu voto é do Serra!

bjs

Nenhum comentário: